Cemitério de Benfica em Lisboa
O Cemitério de Benfica é o 4º Cemitério Municipal de Lisboa, localizado na freguesia de Benfica.
Construído em 1869, por iniciativa do Município de Lisboa, o Cemitério de Benfica, acolheu as ossadas provenientes dos cemitérios das paróquias de Benfica e de Carnide. É um dos principais cemitérios públicos que servem a cidade de Lisboa, sendo circunscrito a várias freguesias.
Até à construção do cemitério da Amadora, os seus residentes eram também aqui inumados. Além das numerosas sepulturas temporárias dispõe também de sepulturas perpétuas, jazigos particulares e municipais, além de ossários, destacando-se o jazigo criado pelo arquiteto Raul Rodrigues Lima e pelo escultor Leopoldo de Almeida onde repousa Francisco dos Santos, também escultor e autor do jazigo de Sousa Viterbo no Cemitério dos Prazeres.
De realçar, ainda os túmulos: dos poetas Alexandre O’Neill, Delfim Guimarães, da escritora e jornalista Maria Lamas, do maratonista Francisco Lázaro, do hoquista António Livramento e o Memorial a Fernando Vaz, jogador e treinador de futebol, assim como o jazigo do Padre Cruz, alvo de romarias diárias.