Lote 3 | Ribeira da Póvoa e afluentes a Este, e troço do rio Trancão
Controlo Sustentável de Cheias em Loures: Um Projeto de Sustentabilidade e Resiliência
O município de Loures está a implementar um ambicioso projeto de controlo sustentável de cheias, abrangendo as bacias hidrográficas da Ribeira da Póvoa e do Rio de Loures. Este investimento, com um montante total de aproximadamente 5,8 milhões de euros, é cofinanciado em 75% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), refletindo um compromisso com a gestão eficiente dos recursos hídricos e a redução dos impactos das cheias.
Âmbito do Projeto
Com uma extensão total de 31,6 km, o projeto abrange a intervenção em 18 linhas de água essenciais para a drenagem do território. O objetivo central é a redução dos riscos de inundação, particularmente em zonas críticas identificadas no território, através da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis. As linhas de água abrangidas incluem: Ribeira da Póvoa / Rio de Loures / Rio Pinheiro de Loures / Ribeira de Santana / Ribeiras das Urmeiras / Ribeiras de Sete Casas / Ribeira de Sacouto / Vala Real / Ribeira da Coidiceira / Ribeira Casal dos Cavaleiros / Ribeira do Conventinho / Ribeira da Mealhada / Rio Trancão / Ribeira das Mós / Ribeira do Casalinho / Ribeira de Mira Loures / Regueira das Queimadas / Ribeira da Bela Vista
Estratégias Principais
O projeto baseia-se em três estratégias fundamentais para alcançar os objetivos de mitigação das cheias:
>> Redução do caudal afluente às zonas críticas e/ou áreas de maior risco, aliviando a pressão sobre os sistemas fluviais durante períodos de maior precipitação.
>> Promoção de escoamento rápido das águas em zonas vulneráveis, minimizando a duração e o impacto das cheias.
>> Regulação do sistema fluvial, com foco na manutenção da funcionalidade hidráulica dos cursos de água e na conservação das margens, prevenindo a colonização por vegetação invasora, como canaviais, e reintroduzindo vegetação ripícola nativa.
Consolidação de Taludes Fluviais: Soluções Baseadas na Natureza
Devido à fragilidade dos taludes no troço da Ponte de Frielas e da Ponte da A8 sobre a Ribeira da Póvoa, foi iniciada em maio de 2022 uma intervenção específica de consolidação numa extensão de 250 metros. Esta obra utiliza técnicas de Engenharia Natural, como o método Cribwall (muro de suporte de parede dupla com madeira e salgueiros vivos), para estabilizar os taludes e resolver problemas estruturais e de estabilidade.
Estas soluções baseadas na natureza não apenas garantem a estabilidade geotécnica e hidráulica, mas também promovem a regeneração dos ecossistemas, criando margens mais resilientes e ambientalmente equilibradas.
Tipologia de Intervenções
As intervenções no projeto utilizam tecnologias sustentáveis que combinam engenharia e conservação ambiental. A Engenharia Natural, subdomínio especializado neste tipo de obras, permite:
>> Solucionar problemas de estabilidade geotécnica e hidráulica.
>> Promover a autorregeneração dos sistemas fluviais.
>> Manter ecossistemas equilibrados, prevenindo a erosão e a colonização por espécies invasoras.
Impacto e Benefícios do Projeto
Este projeto não se limita a reduzir os riscos de cheias; representa também um modelo de gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. Com a melhoria da operacionalidade hidráulica e a requalificação ambiental, Loures beneficia de uma infraestrutura resiliente, capaz de mitigar os impactos das alterações climáticas e de proteger as populações locais.
Além disso, ao integrar soluções baseadas na natureza, o projeto promove a valorização dos ecossistemas fluviais, assegurando a preservação do património natural e proporcionando um legado sustentável para as futuras gerações.
CONTROLO SUSTENTÁVEL DE CHEIAS NA RIBEIRA DA PÓVOA E RIO DE LOURES Lote 3
Este trabalho corresponde a uma intervenção estrutural estratégica de controlo sustentável, através da redução do caudal afluente à Zona Crítica e/ou a áreas daquelas zonas com risco mais elevado, do aumento da capacidade hidráulica de estruturas que provocam inundações; do aproveitamento da capacidade de amortecimento da várzea sem aumento de riscos; da regulação do sistema fluvial; e da reabilitação ecológica em várias ribeiras na Várzea de Loures.
Por Engenharia Natural entende-se uma disciplina da Engenharia orientada pela Biologia cujo domínio de intervenção são as intervenções geotécnicas e de mecânica de solos, de engenharia fluvial e hidráulica, de engenharia florestal assim como todas as intervenções construtivas ao nível da compatibilização dos sistemas naturais com as pressões de uso. No processo de projeto e execução são utlizados conhecimentos e competências das disciplinas de construção, assim como conhecimentos da biologia e da ecologia da paisagem de forma a instalar e garantir o adequado desenvolvimento de um coberto adequado de espécies autóctones que garanta as exigências construtivas requeridas.